10 dicas para que a comunicação corporativa seja mais eficaz e assertiva

10 dicas para que a comunicação corporativa seja mais eficaz e assertiva

A comunicação

Comunicação corporativa

A comunicação é a ação de transmitir ou receber ideias, conhecimento, mensagens, etc., buscando a troca de informações entre duas ou mais pessoas ou grupos.

É um processo fundamental em todas as sociedades e é necessário para a sobrevivência e o bem-estar das pessoas.

A comunicação pode ser verbal, utilizando palavras, ou comunicação não-verbal, utilizando sinais ou outros meios. O corpo também fala.

A comunicação corporativa

Pessoas em reunião

Dentro de uma cultura organizacional, a comunicação corporativa é a comunicação interna da empresa sendo considerada o coração do ambiente de trabalho.

A eficácia na comunicação pode ajudar a construir relacionamentos positivos, resolver conflitos e alcançar metas pessoais e profissionais, além de ajudar a manter um ambiente de trabalho saudável e voltado a resultados.

A assertividade na comunicação pode num primeiro momento parecer quase impossível, considerando que as pessoas são diferentes em sua forma de interpretar as informações, por isso para ser assertivo na comunicação é necessário ser verdadeiro, convicto e afirmativo.

Aqui estão algumas dicas práticas para melhorar a comunicação corporativa

Organização reunião

1. Estabeleça canais de comunicação eficientes

É importante ter canais de comunicação claros e bem definidos no trabalho para que todos na empresa saibam como se comunicar uns com os outros. Isso inclui definir quem é responsável por compartilhar determinadas informações e quais os meios mais adequados para isso (e-mails, reuniões, mensagens instantâneas, site, quadros, rede social interna, etc.). Fazer o planejamento da gestão da comunicação corporativa aumenta consideravelmente o alcance de metas e resultados.

2. Tenha empatia

Tente entender o ponto de vista dos outros e se coloque em seus sapatos para ter uma comunicação mais eficaz e melhorar o desempenho dos relacionamentos. A empatia tem um papel fundamental na construção e consolidação de todo processo relacional na organização gerando melhor desempenho das equipes e aumentando a otimização dos processos.

3. Promova a escuta ativa

Para se comunicar eficazmente é preciso prestar atenção ao que as outras pessoas estão dizendo. Isso inclui não interromper e fazer perguntas para entender melhor o que está sendo dito. Evitar distrações, ter atenção plena no outro gera confiança e abertura para o relacionamento, além de melhorar a comunicação entre o emissor e o receptor.

4. Seja claro e conciso

Na comunicação corporativa é importante ser claro e conciso para evitar mal-entendidos na comunicação. Isso inclui evitar jargões e palavras complicadas e usar exemplos concretos para ilustrar o que está sendo dito na conversa. Se estiver usando e-mail por exemplo para se comunicar, seja objetivo, claro e direcione sua mensagem somente para as pessoas necessárias na informação daquele tema.

5. Use a linguagem corporal

A linguagem corporal pode transmitir muitas informações que as palavras não conseguem. Dessa forma, é importante prestar atenção na postura, expressões faciais e gestos durante as conversas para garantir que a mensagem esteja sendo transmitida de forma clara e coerente para a outra pessoa demonstrando congruência e isso gera confiança.

6. Aprenda a lidar com conflitos de maneira eficaz

Seja assertivo e mantenha a calma em situações difíceis, evitando focar nas falhas e no problema somente, fale sobre ideias. Trabalhe em conjunto com a equipe e outros colaboradores da empresa para encontrar soluções que sejam as melhores e mais adequadas ao negócio. Essa postura eleva o nível de maturidade da equipe e da gestão.

7. Estimule a colaboração e o trabalho em equipe

Treine sua equipe em habilidades de comunicação, ofereça treinamentos e workshops para ajudar os colaboradores a desenvolver suas habilidades de comunicação e trabalho em equipe e para que possam compartilhar conhecimentos e aprender uns com os outros. O clima organizacional melhora consideravelmente quando os colaboradores estão treinados e conhecem ferramentas para melhorar a comunicação e consequentemente isso aumenta o engajamento no trabalho e entre departamentos.

8. Seja flexível

A comunicação corporativa envolve lidar com diferentes personalidades e estilos de comunicação. Portanto, é importante ser flexível e adaptar sua comunicação de acordo com o interlocutor para garantir que a mensagem esteja sendo transmitida de maneira eficaz, clara e assertiva.

9. Cultive uma cultura de feedback

Fomente um ambiente em que a troca de feedback seja incentivada e valorizada, permitindo que todos na empresa aprendam e cresçam. Garanta que todos os colaboradores tenham acesso à informação relevante para o seu trabalho para que possam tomar decisões e ações de maneira assertiva, evitando assim retrabalhos.

10. Promova a diversidade e a inclusão

Garanta que todos os colaboradores se sintam valorizados e incluídos, independentemente de sua idade, gênero, raça, religião ou qualquer outra característica.

Concluindo

Idéias corporativas

Essas dicas contribuem para o desenvolvimento de uma cultura organizacional saudável e para que o local de trabalho seja agradável para os colaboradores e gestores.

Cada empresa tem necessidades específicas em relação à comunicação e pode ser necessário implementar outras medidas para melhorar a comunicação interna, porém com essas dicas, o clima organizacional será atrativo para os profissionais colaborando e muito para que as metas sejam cumpridas devidamente por todos os setores do negócio.

Também vale lembrar que a comunicação não é apenas a troca de informações, mas também a troca de emoções e de sentimentos entre as pessoas. Dessa forma, incentivar a criação de um ambiente de trabalho saudável e colaborativo onde todos os colaboradores se sintam à vontade para se comunicar e expressar suas opiniões, faz parte do papel dos gestores e recursos humanos das empresas.

Siga nossas dicas para uma comunicação corporativa eficaz e assertiva

Idéias em um brainstorming

Gostou do texto?

Lembre-se que uma comunicação corporativa eficaz e assertiva faz toda a diferença para aumentar os resultados do negócio, além de gerar um ambiente positivo e saudável no trabalho.

Seja feliz e conectado!

Sobre o autor